EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

19/06/2015

Cubo Mágico - Cubo de Rubik


O João, aluno do 8º ano, demonstrou e explicou na biblioteca, como se resolve, passo a passo, o complexo e fascinante puzzle tridimensional. 
A curiosidade foi tanta que não descansou enquanto não percebeu o seu segredo matemático. 
Os alunos que assistiram ficaram muito curiosos. Quiçá se possa um dia organizar uma espécie de desafio para apurar quem o resolve em menos tempo. Seria interessante.


"Invenção do húngaro Erno Rubik, o primeiro Cubo foi criado em 1974, após alguns anos de preparação. Rubik era um apreciador de puzzles e queria construir um que fosse tridimensional e que constituísse um desafio maior do que aqueles que existiam até à data. 

Depois de ter conseguido inventar o cubo que viria a ter o seu nome, apresentou-o aos seus alunos, na Academia de Arts and Crafts de Budapeste, constatando que provocava um efeito de entusiasmo viciante. Meses mais tarde, foi lançada a ideia de reproduzir o cubo para ser vendido por toda a Hungria. Foi um processo moroso devido aos custos que tal empreendimento suscitava tendo vindo a concretizar-se três anos mais tarde, em 1977.

O Cubo de Rubik fascinou Tibor Laczi, um húngaro empregado numa empresa de informática alemã, que o levou à Feira de Brinquedos de Nürnberg na tentativa de arranjar um distribuidor alemão para o invento. Foi Tom Kremer, um famoso inventor de jogos e brinquedos também com ligações familiares à Hungria, quem se interessou pelo Cubo e quem mais contribuiu para o seu lançamento fora das fronteiras da Hungria. 

A estreia internacional do Cubo deu-se em 1980 nas Feiras de Brinquedos de Londres, de Paris, de Nürnberg e de Nova Iorque, com o próprio Erno Rubik a fazer a demonstração. O impacto foi tal que as ofertas não chegaram para as encomendas. O auge de aceitação deste puzzle tridimensional deu-se em 1981, e a sua produção expandiu-se da Hungria para outros países.


A aceitação universal deste invento deu-se essencialmente entre jovens estudantes, que organizaram clubes e competições. Pela dificuldade em solucionar um puzzle como o Cubo, foram publicados vários livros de estratégias. 


Em 1980 o Cubo de Rubrik recebeu prémios como o de melhor invenção da Hungria, o de melhor brinquedo na Alemanha, na França, na Inglaterra e nos Estados Unidos da América. Foi exposto no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque em 1981."

in Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2015. [consult. 2015-06-19 15:58:08]. Disponível na Internet: