EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

16/10/2015

O que comes...

Durante a maior parte da tua vida - até agora - sempre te disseram o que comer e o que não comer. Quase sempre a comida já estava na mesa. Os teus pais fizeram o seu melhor para te criar alguns hábitos, mas agora estás numa idade em que começas a escolher o que queres comer.


... e o que não comes.

Nem tudo o que ingeres é bom para ti. Alguns alimentos e bebidas estão cheios de gorduras e açucares, que podem prejudicar o teu organismo. Os alimentos transformados contêm substâncias que afetam a tua saúde. Se optares por os ingerir, a decisão é só tua de mais ninguém, mas também poderás fazer uma escolha INFORMADA, que é saber exatamente o que estás a pôr no teu estômago e o que isso te vai fazer.

Quando comes...

Quando e com que regularidade comes também é importante para a tua saúde, uma vez que os alimentos têm efeitos diferentes no teu sistema, dependendo de quando os ingeres.

... e como!

Comer enquanto andas a correr de um lado para o outro, petiscar constantemente e comer em excesso - adiciona isto a más escolhas alimentares e estarás a criar problemas reais para ti. E porquê comer assim? Comer é um dos grandes prazeres da vida, ainda não percebeste isso?

in, "Tu és aquilo que comes", col. Superadolescente


O Dia Mundial da Alimentação comemora-se exatamente para ensinar e relembrar boas práticas.