EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

03/12/2015

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência - Sensibilização 1º ciclo


O grupo de Educação Especial e Professores Titulares do 1º ciclo, em colaboração com a Biblioteca, dinamizaram uma jornada de sensibilização para os alunos, no âmbito deste Dia.


Foi projetado o filme de animação espanhol "Cordas",  realizado por Pedro Solís Garcia, vencedor do Prémio Goya 2014, na categoria de Melhor Curta Metragem de Animação.


O filme foca a história de uma amizade peculiar entre duas crianças muito especiais, a qual acaba por nos mostrar que não existem limitações para os sonhos de cada um.


Foram realizadas atividades diversas com os alunos.


As várias sessões proporcionaram um interessante debate sobre o significado da Deficiência, de como conviver, respeitar e aceitar as pessoas que, de uma maneira ou outra, enfrentam obstáculos no seu dia a dia. A conversa motivou uma rica partilha de experiências.



O respeito às pessoas com deficiência é uma das premissas para que se construa um país mais justo. Não podemos fechar os olhos para as necessidades dessas pessoas, tantas vezes esquecidas pela sociedade.
“As pessoas com deficiência devem ser capazes de cumprir o seu papel na sociedade e participar em condições de igualdade com os outros. É importante a sociedade concentrar-se na capacidade de um indivíduo e não na sua incapacidade”
Celebra-se esta quinta-feira, 3 de dezembro, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A data foi implementada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e desde então se luta pela inclusão das pessoas com limitações.