EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

27/01/2016

Eça de Queiróz - Autor em destaque


Eça de Queirós, um dos nomes mais importantes da literatura portuguesa. Foi um homem socialmente empenhado e ativo – além de escritor e ensaísta, foi também jornalista, epistológrafo e chegou mesmo a ocupar alguns cargos políticos. 

Notabilizou-se pela originalidade e riqueza do seu estilo e linguagem, nomeadamente pelo realismo descritivo e pela crítica social constantes nos seus romances mas, tal como o crítico literário, Jacinto Prado Coelho disse: “foi mais analista social do que psicólogo; ironizou Portugal porque muito o amava e o queria melhor.”


A segunda metade do século XIX foi a época dourada do romance, sobretudo de um novo tipo de romance associado ao triunfo social da burguesia. Por toda a Europa os escritores passaram a descrever com espírito crítico e realista a nova sociedade capitalista movida pelo poder e pelo dinheiro, retratando facetas que deram, pela primeira vez, uma perspetiva ampla e real da psique humana sem os aforismo exagerados do romântismo

Eça de Queirós foi, sem dúvida, o nome mais representativo desse tipo de romance em Portugal. Como autor destacou-se pela originalidade e riqueza do seu estilo e da sua linguagem, nomeadamente pelo afastamento do estilo clássico, escrevendo de maneira mais simples, através de frases mais curtas, impactantes e com diferentes combinações de palavras menos rebuscadas.
Dono de uma língua feroz e de um humor cáustico, foi também um observador atento da sociedade do século XIX e, com a força das palavras, lutou contra aquilo que considerava ser “a ferrugem nacional” estabelecendo assim uma visão crítica da sociedade portuguesa.

Beneficiou por viver durante anos fora do país, o que lhe conferiu uma capacidade de análise da sociedade que não teria se a visse somente por dentro. No entanto, após criticar o que estava mal no país acabou, posteriormente, por encontrar esses mesmos defeitos no estrangeiro e deu por si a apelar a sentimentos nacionais no final da sua vida.