EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

12/04/2016

Mário de Carvalho - Autor em destaque



Escritor e advogado português, de origem alentejana, Mário Costa Martins de Carvalho nasceu em Lisboa, na maternidade Alfredo da Costa em Setembro de 1944. Após uma breve passagem por Setúbal, a família instalou-se definitivamente na capital onde o seu pai foi um agente comercial bem-sucedido.

As frequentes deslocações a Alvalade onde tinha família, na própria vila e numa herdade próxima, o Monte da Vinha, deixaram-lhe a viva memória desse Alentejo da infância. E, bem assim, das situações de miséria e humilhação presenciadas nos tempos em que os camponeses trabalhavam de Sol a Sol e as forças policiais procediam como num país ocupado. A avó um dia mostrou-lhe um poço em que estiveram escondidos dentro de um saco de lona os livros de seu pai, na ocasião em que ele foi preso pela polícia política, ainda solteiro. Nessa altura, contaram-lhe mais tarde, seu pai e os companheiros de prisão foram brutalmente espancados.

 Enquanto estudante universitário acompanhou de perto a movimentação académica de 1962, participando de forma ativa em vários movimentos estudantis.

Em 1969, concluiu a licenciatura em Direito na Universidade de Lisboa e, durante o serviço militar, foi preso pela polícia política tendo sido sujeito a 11 dias de privação do sono. Em 1973, quando saiu em liberdade condicional, decidiu exilar-se. Viveu temporariamente, de forma clandestina, em Paris e acabou por viajar para a Suécia onde tinha família. Após a revolução de 25 de abril de 1974, regressou a Portugal.

Revelou-se como ficcionista no início da década de oitenta com Contos da Sétima Esfera (1981), a que se seguiram, entre outras obras, Os Casos do Beco da Sardinheiras (1981) e O Livro Grande de Tebas, Navio e Mariana (1982), que recebeu o Prémio Município de Lisboa.

Nos anos seguintes, dedicou-se à advocacia tendo conseguido conciliar este exercício com o da escrita (teatro, cinema e crónica). Ocupando um lugar original nas opções da narrativa contemporânea, a sua ficção combina frequentemente a inspiração histórica com o insólito.

Infopédia
  Disponível na Internet: