EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

30/03/2017

Alice Vieira - Autor em Destaque







“Não tenho imaginação nenhuma, a pior coisa que me podem fazer é pedirem-me para inventar uma história de um momento para o outro”. Ainda assim, já escreveu perto de 90 livros - para crianças, jovens e adultos - , romances e livros de crónicas, sem nunca deixar a profissão que ama de lado: “Deixaria de ser escritora mas jornalista nunca”. Actualmente, escreve para o Jornal de Mafra e para a revista dos Missionários Combonianos. 
(Em entrevista ao jornal O Mirante, 2017)

"Inspira-me quase sempre a realidade, que eu acho que é onde vamos buscar tudo. A realidade dá-nos quase tudo o que queremos, até mesmo aquilo que não nos atreveríamos a inventar, portanto é sempre aí que vou buscar os temas, as personagens sobre as quais escrevo."
(Em entrevista ao jornal online da UBI)

" - Sabe-se que és uma verdadeira missionária da cultura, que vives entre Escolas e Câmaras Municipais para falar às crianças. Que sementes gostarias de plantar nos seus corações?


– Sobretudo a semente da alegria. E do interesse por aquilo que as rodeia. Não há nada que mais me entristeça do que ver uma criança (ou jovem, ou adulto...) indiferente a tudo. Ter na cabeça pastilha elástica é terrível..."

(Em entrevista a Rita Ferro, 2015)

.