EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

21/03/2017

Dia Mundial da Trissomia 21


O Grupo de Educação Especial organizou um powerpoint, o qual foi projetado durante o dia, no átrio da escola, sensibilizando a comunidade escolar para o tema.


Este dia serve acima de tudo para chamar a atenção para a importância da sociedade abrir as portas às pessoas portadoras de Trissomia 21, encará-las com o respeito, naturalidade e solidariedade que lhes é devido, dando-lhes oportunidade de igualdade e proporcionando-lhes igualdade de oportunidades.
(Atlas da saúde. pt)

O que é a Trissomia 21 ou Síndrome de Down?

A Síndrome de Down é uma alteração genética que resulta de uma anomalia no processo de divisão celular do óvulo fecundado. Os portadores da Síndrome de Down desenvolvem uma cópia extra do cromossoma 21. O cariótipo humano é constituído por 23 pares de cromossomas e, nestes casos, verifica-se a presença de um cromossoma 21 adicional.
Este terceiro cromossoma — por isso se utiliza também a designação Trissomia 21 — provoca um desequilíbrio genético que vai afetar o desenvolvimento corporal e cerebral do embrião. A trissomia do cromossoma 21 pode assumir diferentes formas.
continuar a ler:  https://rotasaude.lusiadas.pt/o-que-e-a-sindrome-de-down/