EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

23/10/2012

Dia Mundial da Alimentação



Os livros também ensinam a comer saudavelmente.
É importante comer um pouco de todos os alimentos para se crescer forte e sadio.






Os alunos do 6ºB, com a orientação da Profª Gilberta (Ciências), elaboraram rodas de alimentos que ficaram em exposição na biblioteca por uns dias.

Quem passou pela biblioteca foi também pintando algum legume, peça de fruta...e assim se foram compondo as rodas que decoraram o expositor. Um expositor carregadinho de bons conselhos e de incentivo a boas práticas alimentares.

Sugestão de leitura:


Eu gosto de comer bem:
aprender a cuidar do estômago e do planeta
-Porque poluem os alimentos?
-Alimentos que não respeitam o ambiente
-Como alimentar-se sem poluir
-Maneiras simples de fazer compras
-Como alimentar sete milhões de pessoas?
-A agricultura intensiva e a nossa alimentação
-Quem produz alimentos respeitando a natureza?
-Uma agricultura que respeita a nossa alimentação
 (...)





O tema para 2012: “Cooperativas agrícolas alimentam o mundo”.
O Dia Mundial da Alimentação, celebrado anualmente a 16 de outubro, é uma forma de sublinhar a importância para a adoção de políticas, programas e ações que pretendam eliminar a fome no mundo e assegurar a segurança alimentar dos povos.

“As cooperativas estão presentes em todos os países e setores, incluindo agricultura, alimentação, finanças, saúde, comercialização, seguros e crédito”, informa um comunicado da FAO. “Estima-se que as cooperativas tenham um bilhão de membros em todo o mundo, gerando mais de 100 milhões de empregos.

Na agricultura, silvicultura, pesca e pecuária, os seus membros participam em atividades de produção, partilha de riscos e lucros, poupança de custos e geração de rendimento, que lhes proporcionam maior poder de negociação na hora de vender ou comprar no mercado”, afirma a FAO.

Por isso, em 2012, o Dia Mundial da Alimentação é dedicado às cooperativas agrícolas e sua contribuição para a redução da pobreza e da fome. Afinal, do número aproximado de 925 milhões de pessoas que passam fome no mundo, 70% vivem em áreas rurais onde a agricultura é a principal atividade econômica.

As cooperativas agrícolas e alimentares são já um importante instrumento contra a pobreza e a fome, mas podem fazer muito mais. É tempo de fortalecer essas organizações e facilitar sua expansão, bem como criar um ambiente comercial, legal, político e social favorável em que se possam desenvolver.