EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

09/10/2012

Parabéns MAFALDA

 

Com uma tartaruga chamada “Democracia” (assim batizada pela lentidão que tem para tudo), a paixão pelos Beatles e um pavor absoluto de sopa, ela conta com a ajuda de seus amigos Felipe, Manolito, e Susanita – e posteriormen
te a pequena Liberdade (alguma coincidência?) e seu irmão Guille.

Mafalda, "uma heroína zangada que recusa o mundo tal como ele é", descreveu Umberto Eco em 1969, num prefácio a um dos álbuns que Quino dedicou à personagem.

O cartoonista argentino, Quino, foi o criador desta célebre personagem que representa muitos de nós, quando não estamos de acordo com determinadas coisas que se passam por aí!

Joaquin Lavado (Quino) imaginou Mafalda para um anúncio publicitário a uma marca de electrodomésticos, no qual lhe pediram que desenhasse a história de uma família típica da classe média.
A banda desenhada não chegou a ser publicada, mas Quino recuperou a personagem Mafalda quando o convidaram para publicar no Primera Plana, na altura, um jornal que procurava fazer uma reflexão crítica da actualidade argentina e internacional.

Com uma atitude de adulto mas um expressivo e irrebatível discurso de uma criança de seis anos, Mafalda era ao mesmo tempo uma menina, que detestava sopa, adorava os Beatles, e tinha monólogos preocupados em frente a um globo terrestre.

Fonte: Lusa