EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

09/05/2013

9 de Maio - O que se celebra no Dia da Europa?

 


              À descoberta da Europa
A biblioteca, com a colaboração de vários alunos, compôs um placar com pequenas histórias que espelham características culturais de alguns países da Europa, em banda desenhada, da autoria de Will, um reputado artista belga, retiradas do livro "A Europa em movimento" 


"Um dos grandes trunfos da Europa reside na sua grande riqueza de culturas, de tradições e de línguas. É muito importante que reconheçamos este facto e que sejamos capazes de apreciar os outros países.
As atividades de grupos extremistas e a xenofobia em geral, constituem um bom exemplo daquilo que poderá acontecer se não existir compreensão e espírito de abertura."

Fonte: Monografia "A Europa em movimento", edição do Serviço das Publicações Oficiais das Comunidades Europeias, 1996


"Neste dia de 1950, Robert Schuman realizou um acto histórico, propondo à República Federal da Alemanha e aos outros países europeus, que quisessem associar-se, à criação de uma comunidade de interesses pacíficos.

Esta proposta , conhecida como "Declaração Schuman, é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia.
Mais tarde, na Cimeira de Milão, os Chefes de Estado decidiram celebrar o dia 9 de maio como "Dia da Europa.

A Europa que, desde essa data, se constrói dia a dia, representou o grande desígnio do século XX e uma nova esperança para o século que se inicia.
A sua dinâmica nasce do projecto visionário e generoso dos países fundadores saídos da guerra e animados pelo desejo de criar entre os povos europeus as condições de uma paz duradoura."

Esta dinâmica renova-se sem cessar, alimentada pelos desafios que se colocam aos nossos países num universo em rápida e profunda mutação. Este imenso desejo de democracia e de liberdade fez cair o muro de Berlim, devolveu o controlo do seu destino aos povos da Europa Central e Oriental e hoje, com a perspectiva de próximos alargamentos que consagrem a unidade do continente, confere uma nova dimensão ao ideal da construção europeia.


Fonte:
http://ec.europa.eu/portugal/comissao/europe_day/comemoracao_9maio_pt.htm