EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

02/05/2013

Dia do Trabalhador



A Neuza desenhou a irmã a trabalhar


"Das prensas dos martelos das bigornas

das foices dos arados das charruas
das alfaias dos cascos das dornas
é que nasce a canção que anda nas ruas".
(...)
Ary dos Santos



Conhecendo, pintando, várias categorias profissionais

Foram os factos históricos que transformaram 1 de maio no Dia do Trabalhador.

 A data tem origem na primeira manifestação de 500 mil trabalhadores nas ruas de Chicago, pacífica, exigindo a redução da jornada para oito horas de trabalho, e numa greve geral em todos os Estados Unidos, em 1886. Até aí os trabalhadores jamais pensaram exigir os seus direitos, apenas trabalhavam.

A 5 de Maio de 1886 os operários regressaram às ruas e registaram-se novamente feridos, com manifestantes a serem presos. A opinião pública repudiou a ação da polícia e do Governo, assim como das entidades patronais, e em 1889 o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1º de Maio como o Dia Internacional dos Trabalhadores.

Já em 1890, os trabalhadores americanos viram a jornada de trabalho diária ser reduzida para oito horas.

1º de Maio em Portugal

Em Portugal, o 1º de Maio começou a ser festejado a partir de Maio de 1974, após a revolução do 25 de Abril.

O Dia do Trabalhador é comemorado em todo o país, com manifestações, marchas e comícios, de forma a apresentar ao Governo e entidades patronais quais as necessidades dos trabalhadores.

Neste dia mundial dedicado ao trabalhador, a RBE lembra um dos piores dramas que, neste momento, atinge uma significativa percentagem da população em idade ativa em Portugal e noutros países do mundo: o desemprego.