EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

10/05/2013

Nelson Mandela - o 1º presidente negro na África do Sul






Nelson Mandela tomou posse como presidente em 10 de Maio de 1994.





A África do Sul elegeu pela primeira vez na sua história um governante negro, após mais de quarenta anos sob o regime segregacionista do apartheid.
Nelson Mandela foi um dos mais importantes sujeitos políticos atuantes contra o processo de discriminação instaurado pelo apartheid, na África do Sul. Tornou-se um ícone internacional na defesa das causas humanitárias.

Apartheid

(...)"Os governantes da África do Sul, que eram exclusivamente Brancos, decidiram que, por questões de princípio e de eficácia, o Branco e o Negro não eram feitos para se entenderem e que era óbvio que jamais a Àfrica do Sul se podia tornar negra. No que, felizmente se enganaram.

Separaram a comunidade negra, de longe, a mais numerosa, da comunidade branca. Ou seja, implementaram o "apartheid", palavra que significa, em inglês, "separação". Os governantes dividiram o país em duas zonas: uma zona branca e uma zona negra. (...)

Do livro "O Racismo contado às crianças" de Georges Jean
(existe na biblioteca)

Um regime segundo o qual os brancos detinham o poder e os povos restantes eram obrigados a viver separados dos brancos, de acordo com regras que os impediam de ser verdadeiros cidadãos.

Desenho de Joana Drago (apenas o arame farpado pelo Daniel), inspirado no livro"A Europa contada aos jovens" de Jacques Le Goff