EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

11/06/2013

Castelos de Portugal - 7º Anos

No âmbito da disciplina de História, os alunos do 7º C, D e E construíram lindíssimas reproduções de  castelos portugueses. A apresentação foi feita em sala de aula.
Os mesmos encontram-se expostos no átrio da escola. 
A coordenação foi da responsabilidade da Profª Lurdes Moedas. 





"A história dos castelos em Portugal inicia-se como é de prever numa época incerta, muito para além do nascer da nossa nacionalidade como país independente.

Com o nascer da nacionalidade já todo o norte de Portugal era "povoado" por numerosos castelos; uns como centro de defesa das principais povoações, outros construídos em quase inacessíveis cabeços, em pontos estratégicos do ponto de vista da defesa geral da nação nascente.



A necessidade crescente de defender um território em constante crescimento levou a que fossem construídos cada vez mais castelos do Norte para o Sul, juntando assim novas e belas construções às que existindo eram conquistadas aos Mouros em retirada.


Em regra um castelo é uma edificação complexa, construída tendo por ponto predominante uma torre central, a chamada Torre de Menagem, em volta da qual se estendia um terreiro maior ou menor, tendo casas de habitação e arrecadações, tudo cercado por uma linha de muralhas, de paredes muitíssimo grossas e cujo traçado dependia da configuração do terreno que geralmente era muito acidentado."