EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

09/05/2014

A herança dos gregos




Ilustração de Rafael Pinto, 5º ano
(...)
"A herança grega é, antes de mais, o gosto pela democracia (a palavra quer dizer: governo do povo), pela igualdade dos cidadãos da cidade perante a lei e na participação nos assuntos públicos.(...)

Os gregos foram os primeiros grandes sábios e filósofos da Europa. Procuraram atingir a verdade e a sabedoria. Nas ciências, foram sobretudo bons nas matemáticas e ainda hoje se aprendem os teoremas de Euclides, de Pitágoras e a lei de Arquimedes. Como filósofos, esforçaram-se sobretudo, à semelhança de Sócrates, por ensinar o homem a conhecer-se: "Conhece-te a ti mesmo".

Veneraram deuses, mas colocaram o homem, no centro do universo. Ensinaram os europeus a desenvolver as virtudes e as capacidades humanas, a ser humanistas.
Quando a cristianismo propôs aos europeus serem acima de tudo homens com fé num só Deus,  não esqueceram a lição de sabedoria dos gregos, a importância da razão e do espírito crítico.

Os gregos achavam que o humanismo devia levar o homem a exercitar não apenas o espírito , mas também o corpo.
Foram os gregos que inventaram os Jogos Olímpicos, ressuscitados nos finais do século XIX para fazer competir os maiores atletas do mundo, mas principalmente da Europa.

Os gregos eram também ferverosos adeptos da beleza. O templo grego serviu durante séculos de modelo para os arquitectos."
 (...)

in "A Europa contada aos jovens", Jacques Le Goff