EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

22/05/2014

Biodiversidade

ilustração de Raquel Gonçalves





"Tenho em casa quatro peixes, o Lulu, o pantufa, o pipoca e o docinho.
Lavo o aquário de semana a semana e alimento-os. Fico a olhar para eles, é como se fossem família.
Os peixinhos são coloridos e brincalhões. Brinco com eles a andar com o filtro das bolhinhas de ar para baixo e para cima. Depois de fazer os trabalhos de casa, dou-lhes comida. 
Quando chego a casa conto-os sempre para ver se estão todos, porque uma vez um faleceu e chorei muito. Fiz o funeral no meu jardim  e tenho lá uma placa luminosa com o seu nome "Sofie". O aquário é cor de rosa e está no meu quarto."
Lara


"Eu tenho pássaros, cães, gatas, coelhos, galinhas e peixes. Cuido e brinco com eles. Também falo com os meus animais, digo-lhes os meus pensamentos maus como por exemplo aquilo que me aconteceu de mal, as coisas más que me fizeram. Tiro um peso de cima de mim.
Tenho uma horta e ajudo o meu pai a regar, a cultivar. Quando a alface está na terra muito tempo, sai uma espiga para cima. Os morangos têm que estar protegidos para os pássaros não os comerem. Os tomates, alfaces, oregãos e outros vegetais, pôem-se na estufa para não apanharem chuva e estarem mais quentes. Quando a terra está dura, o meu pai pôe a terra mais fôfa. Os pássaros comem laranjas e maçãs e ração. Estão em várias gaiolas, divididos por espécies.
Gosto muito de viver no campo, respiro ar puro no meio das árvores, apesar de ser alérgica aos pólen. A minha casa fica dentro da vila de Vila Nova de Cacela mas tenho muito espaço de campo à volta.. Se não fosse assim, a minha vida era uma seca."
Laura


"Tenho um cão, o meu avô tem três passarinhos, galinhas e ovelhas. O cão é o Rex.
O meu avô tem uma horta com abóboras, melões, melâncias, tomates, feijão, milho...
Eu abro a água de regar e às vezes ajudo o avô a lavrar a terra com uma égua. 
Nos meus tempos livres estou por lá e adoro."
Dinis


ilustração, Joana Drago
ilustração, Daniela Afonso


" Na casa do meu avô, no campo, temos dois gatos, o riscas e o riscas júnior. Temos um cão e uma cadela, o fôfinho e a Lassie, e galinhas e pintos. De vez enquanto vou lá e ajudo a alimentá-los e passeio com eles.
O meu avô tem horta, há de tudo um pouco e também árvores de fruta.
É importante ter-mos isto porque alegramos a nossa vida e podemos falar destas coisas aos outros, temos sempre mais que dizer."
Rui

ilustração, Lourenzo C.

 "Tenho vários animais: cães, uma gata, cinco galinhas e um poney. Os cães são dois rafeiros alentejanos, um macho e uma fêmea, o Patolas e a Luna, e um pastor alemão, o Dentuça. À gata chamamos-lhe Gatorra. As galinhas são a Caril, a Estufada, a Açorda, a Assada e a Cabidela. A poney é a Princesa. Temos também uma horta, todos cuidamos dela. Cultivamos alfaces, tomates, alho françes e cebolas. Há variadas flores à volta da casa. Gosto de dar caminhadas pelo campo e sem os meus cães não seria a mesma coisa. O Patolas é pachorrento, o Dentuças é companheiro e a Luna é muito zarolha. Não imagino a minha vida sem os meus cães."
Afonso


"Tenho um periquito e um cão. O chiquinho e o fôfinho. Tenho vasos com flores e hortelã. É bom, sinto-me acompanhada quando estou em casa."
Rafaela

"Tinha um peixe chamado Mantorras mas um dia saltou do aquário, suicidou-se. E tinha um pássaro que morreu com um ataque cardíaco."
Diogo

"Moro numa casa em Vila Nova de Cacela, e tenho um quintal com a casa do meu cão, que se chama Nico. Por enquanto só tenho um cão, mas vou ter um peixe que se vai chamar Poker. Eu e o Nico somos amigos, acho mesmo que ele é o meu melhor amigo. vamos passear, faço-lhe festas e jogo com ele à bola."
Adriana



"Tenho cães, gatos, pássaros, peixes, galinhas, galos, pintos, um porquinho da Índia, codornizes e patos. Ajudo a cuidar dos animais, dou-lhes comida e brinco com eles. São todos fôfos menos as galinhas,  porque picam às vezes.
Temos uma horta, mas não me deixam regar porque desperdiço muita água. Temos morangos, alfaces, alhos e batatas. Muitas coisas, pouco a pouco vou-me lembrando. Feijões, tomates, milho, couves e repolho.
Gosto do campo, não há carros, posso brincar à vontade, estar na rua, andar de bicicleta. Moro num monte, somos muito poucos.
O meu cão chama-se Chocolate, nasceu com essa cor. É brincalhão, gosta de morder, romper a roupa e brincar com bolas. Noutro dia quase que comia uma cobra, mas ela fez-se a ele e ele imitou-a. Começaram meio a brincar  mas depois veio o meu pai e matou-a. Era grande, tenho medo delas, dos seus dentes.
À noite vejo morcegos ao pé das lâmpadas e fujo logo para casa. O meu pai está já habituado a eles.
Uma vez o gato estava no poleiro do muro da piscina e passou um pássaro, grande e feio. O gato assustou-se de tal maneira que caíu na piscina. 
Esta manhã quando estava a sair de casa, estavam dois pássaros a acasalar. É tão giro..."
Marta

ilustração, Laura C. 

ilustração, Ruben C.


O Nelson, a Joana e a Margarida, andaram pela escola a informar sobre a comemoração deste dia e a fazer um apanhado dos animais domésticos e outros, adotados pela comunidade escolar.

A diversidade é grande. Os cães e gatos a liderar a lista. E muitos pássaros, periquitos, catatuas, peixinhos, hamsters, coelhos, porcos da Índia, gansos, patos, ovelhas, porcos, pavões, cavalos, cabras, galinhas, galos, cágados, papagaios, pombos,tartarugas e até uma cobra. Muitos, muitos bichinhos da seda.
 Os nomes, muito engraçados, curtos e mimosos. Desde o cavalo Nody à gata Mimi, a tartaruga Kelly, o coelho Kiko, e a porca Choné, entre outros.

Que sorte têm estes meninos...