EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

03/12/2014

"My name is Khan" - Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Para assinalar este dia, o grupo de Educação Especial do agrupamento promoveu, na nossa escola, duas sessões de cinema, com este educativo e extraordinário filme.

As duas turmas do 8º ano, e os alunos do CEF- Operador Agrícola, foram os contemplados. Estiveram na biblioteca acompanhados pelos seus professores.







A professora Carla Santos fez a apresentação do filme, sensibilizando os presentes para a problemática da deficiência e para as dificuldades em se viver num mundo em que na maior parte das vezes, não está preparado para a "diferença".

 Recorda-se que o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência assinala-se anualmente a 3 de Dezembro, e tem por objetivo a sensibilização da sociedade para a necessidade de se criarem igualdades de oportunidades, a promoção dos direitos humanos das pessoas com deficiência e o combate à discriminação e intolerância.


"My name is Khan” conta a história de um jovem muçulmano com o síndrome de Asperger, um distúrbio que causa certas dificuldades na socialização. Todavia ele consegue viver praticamente de forma normal. Khan nasce em Bombaim, e vai viver para os Estados Unidos, onde casa com uma mãe solteira também de origem indiana.

Depois dos ataques terroristas do 11 de Setembro, Khan é detido por engano pelas autoridades americanas, no aeroporto de Los Angeles, por causa do seu incomum comportamento, e pelo facto de ser muçulmano. Entretanto o casal entra em crise  e separa-se. Khan começa então uma longa jornada através do país, para reconquistar a mulher que ama, e provar que o facto de ser muçulmano, não significa que é terrorista…