EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

27/05/2015

Hora do Conto




A Biblioteca Municipal Vicente Campinas, através da Assunção, voltou a proporcionar mais duas sessões da atividade, a duas turmas do 1º ciclo. 

O conto ecológico de Umberto Eco e Eugénio Carmi, que promove valores ambientais, focando problemas atuais de poluição, saúde e sustentabilidade, foi ouvido com muita atenção.

Os alunos estiveram acompanhados pelas suas Professoras, Ângela e Idalécia.


                



 


 

Depois de ouvirem o conto, a Professora Filomena chamou a atenção para a importância da reciclagem, e mostrou-lhes alguns dos processos de transformação que dão nova vida ao lixo.



 "Umberto Eco propõe-nos uma perspectiva do nosso planeta, através do olhar crítico dos habitantes de outra galáxia. O conto narra a história de um planeta muito poluído (Terra) que envia um explorador intergaláctico para descobrir outro planeta. O Imperador pretende dar a conhecer os seus conhecimentos e tecnologias. Depois de muito procurar, o explorador encontra, então, um planeta muito verde chamado Gnu, onde os seus habitantes são gnomos. Começa, assim, a narrativa ecológica, em que o escritor, a páginas tantas, inverte os papéis, acabando os habitantes de Gnu por chegar à conclusão de que o melhor seria serem eles a descobrirem o planeta do explorador para passar, aos respectivos habitantes, os seus conhecimentos ecológicos, eliminando as cores escuras do planeta Terra".

Fonte:
https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/5982/1/Mestrado%20Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf