EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

08/01/2016

10ª Edição Concurso Nacional de Leitura - 1ª Fase - Escola


Provas de Seleção - 20 de janeiro 2016, pelas 14:00h, com a duração de 60 minutos.


A prova avaliará a prática de leitura das obras selecionadas pela escola:

"Sexta-Feira ou a Vida Selvagem", de Michel Tournier
"Suave milagre", um conto de Eça de Queirós



A estrutura da prova escrita é composta por um questionário de escolha múltipla e comentários pessoais.

"O objetivo central deste concurso é estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral junto dos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Tal como em edições anteriores, o PNL articula-se com a Rede de Bibliotecas Escolares [RBE], a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), o Camões IP e a RTP.          

             

A participação no concurso está aberta às escolas do Continente e dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira, das redes pública e privada que a ele aderirem, através da inscrição de alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, qualquer que seja a sua nacionalidade. Está, igualmente, aberta aos alunos das EPE, Escolas Portugueses no Estrangeiro, da esfera de influência do Camões IP."
Este Concurso de âmbito nacional desenvolve-se em três fases distintas. Durante a 1ª fase, os concorrentes do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Secundário candidatam-se através das respetivas escolas. No ínicio do 2º trimestre, cada escola designa os três alunos vencedores em cada Ciclo e são esses os candidatos às Provas Distritais.
Continuar a ler