EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

01/03/2016

Brincando com provérbios

A convite do Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, no âmbito do projeto de ação educativa "De Boca a Orelha. Contos, lendas, provérbios, adivinhas, lengalengas... à descoberta do património oral das 4 cidades", Associação Internacional de Paremiologia, com sede em Tavira, através dos seus atuais dirigentes, Rui e Marinela Soares, proporcionou uma sessão formativa sobre provérbios aos alunos do 3º ano.


O interesse demonstrado pela turma foi fantástico. Cativados pelo tema, envolveram-se com verdadeiro entusiasmo e criatividade nos desafios propostos: brincadeiras com as palavras, decifração de enigmas, jogos e adivinhas. 



"Paremiologia" significa estudo científico dos provérbios e provém da palavra grega paroimía, que significa "provérbio; parábola".

"Os provérbios têm origem na sabedoria popular, traduzem conhecimentos e crenças e representam uma forma de resgate e lembrança de uma cultura. “São frases curtas que encerram uma longa experiência” e podem ajudar na vida diária.

Rui Soares, que lidera a única entidade no mundo que se dedica ao estudo científico dos provérbios, frisa que eles são usados “quer pelo povo quer pelos intelectuais” para “convencer, conquistar ou instruir”. “Não é por acaso que os políticos estão a usá-los com alguma frequência”, afirma.
“A uso de Loulé, o homem a cavalo e a mulher a pé”. “Chaves de Faro, prados de Loulé, caiados de São Brás, olho vivo e pé atrás”. “Deus te salve Algarve que tantos figos dás”. “Eu bem te conheço alfarroba: és bem pior que uma loba”. “No Algarve, do mar a mesa; da serra, a sobremesa”. “Se tens bom gosto, vai a Tavira em agosto”. Estes são alguns dos exemplos de provérbios que continuam na boca de toda a gente e a ser usados na região algarvia."
(entrevista a Rui Soares (AIP), Jornal do Algarve- 2013)