EB 2,3 Infante D. Fernando - Biblioteca

08/06/2016

II Concurso de Leitura da Rede de Bibliotecas do Baixo Guadiana


Parabéns ao nosso aluno do 8º Ano, Diogo Lourenço, pela conquista do honroso 2º Lugar no concurso.



Parabéns ao vencedor, Miguel Madeira, aluno do 11º Ano do Escola Secundária do nosso Agrupamento.

Felicitamos igualmente os restantes nossos alunos participantes, Luís Parra e Rui Pedro Cruz.

Ao regressarem à escola, os alunos passaram pela biblioteca, e, apesar de cansados, pois o dia esteve muito quente, falaram entusiasticamente do que aconteceu e o que mais lhes agradou neste dia: a conversa com o autor Carlos Brito, cuja obra lhes deu a conhecer melhor a rica história de Alcoutim, o passeio pela vila, a belíssima paisagem envolvente, a praia fluvial e ainda o bom convívio. Acrescentaram ainda que foram muito bem recebidos e que almoçaram muito bem. "Valeu mesmo a pena".

Um dia diferente, enriquecedor, e um interessante desafio superado.
Os alunos estiveram acompanhados pela coordenadora da biblioteca, Professora Filomena Andrade.

 

A 2ª edição do Concurso, organizado pela Rede de Bibliotecas do Baixo Guadiana, decorreu em Alcoutim. O espaço Guadiana acolheu leitores representantes de todas as escolas do 3º ciclo e do ensino secundário dos concelhos que constituem esta Rede: Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António.

O livro selecionado para esta fase final do concurso foi As três mortes do lobisomem e outras rebeldias, de Carlos Brito, autor convidado para integrar o júri juntamente com representantes das três Bibliotecas Municipais parceiras desta Rede. 

Para além da prova escrita, os leitores realizaram ainda uma prova de leitura em voz alta e outra de argumentação "Convence-me a ler o teu livro".

Objetivo:  Promoção do gosto da leitura junto dos jovens estudantes.


 

"Convence-me a ler o teu livro"


 

Sessão de autógrafos com o autor Carlos Brito.

 

Passeio pela vila, com vista para a praia fluvial.

 

Para além dos prémios e diplomas, os alunos receberam um interessante conjunto de serigrafias do pintor Carlos Luz, editadas pela Câmara Municipal de Alcoutim.